Uma arrecadação de sucesso requer engajar pessoas na sua campanha. Aliás, um dos grandes trunfos da internet é sua capacidade de engajamento.

Engajar significa alinhar alguém à sua causa. Dessa forma, é fundamental encontrar pessoas que se identifiquem com sua campanha, pois o engajamento vai acontecer naturalmente.

Além disso, se esse trabalho for feito da maneira correta, a tendência é o alcance ser exponencial. Ou seja, as pessoas vão difundir sua campanha para você, o que permite uma arrecadação sem precedentes.

Quer aprender a engajar pessoas na sua campanha? Vamos lá!


Foto de Dazzle Jam no Pexels

1. Comece a engajar pessoas ao seu redor

O trabalho de engajamento deve começar com as pessoas ao seu redor. Por serem seus amigos e/ou familiares, eles vão te apoiar e ajudar na divulgação da sua campanha.

Porém, o efeito exponencial pode começar nesse exato momento: as pessoas que conhecem seus amigos tendem a ajudá-los, e os amigos de seus amigos seguem o mesmo comportamento.

Portanto, sua campanha vai circular pela internet com facilidade, e a chance de engajar ainda mais pessoas aumenta.

No entanto, isso nem sempre acontece, principalmente nas primeiras tentativas. Por isso, você deve otimizar ao máximo sua campanha de arrecadação.

 

2. Aproveite o potencial das redes sociais

Falamos um pouco do poder da divulgação no tópico anterior e, como você deve imaginar, as redes sociais são perfeitas para isso.

Porém, elas não se restringem a apenas isso: você pode atrair cada dia mais pessoas para apoiar sua causa. Na verdade, esse é o melhor caminho para uma campanha de sucesso. Afinal de contas, a arrecadação já está garantida, nesses casos.

Para fazer isso, você precisa criar uma página para divulgação, seja no Facebook ou no Instagram. Se você não tem muita experiência com isso, o Facebook é a melhor opção; ele é mais “livre” do que o Instagram.

Com a página pronta, basta desenvolver e publicar posts relacionados à sua causa, e divulgar o máximo possível.

Dicas extra: aproveite o tráfego pago para impulsionar suas publicações e crescer sua página!

 

3. Apresente o problema que sua campanha busca resolver

É imprescindível que sua campanha tenha objetivos claros, assim como uma metodologia de atuação. Aliás, o mesmo vale para a proposta de sua campanha, a qual precisa contar com bastante detalhes.

Mostre dados, apresente fotos que comprovem seu ponto e demais informações de peso. Isso é ótimo para engajar pessoas — principalmente quando o problema é sério mesmo!

 

4. Faça com que o resultado da doação seja visível

Por fim, a maior preocupação dos doadores é o uso final de seu dinheiro. Portanto, apresente os resultados de uma campanha anterior, caso existam, principalmente por fotos e vídeos.

Se for sua primeira vez realizando algo do gênero, procure quantificar o resultado da doação. Por exemplo: “A cada R$ 50 em doação, uma pessoa necessitada recebe um suplemento alimentar.”

Precisa de ajuda? Acesse doacaolegal.com.br/cadastrar e crie sua vaquinha! Quer ajudar? Confira as campanhas do Doação Legal e contribua com quem mais precisa.